Brises são dispositivos instalados em fachadas e janelas de edifícios, visando bloquear ou controlar os raios de sol dentro do prédio, proporcionando maior conforto térmico. Eles são compostos por lâminas, verticais ou horizontais, feitas dos mais diversos materiais, sendo os mais utilizados: madeira, concreto, ferro e alumínio. As lâminas podem ser fixas ou móveis, sendo que, com as móveis, é possível obter controle de abertura, permitindo autonomia sobre a quantidade de calor e luz que irá adentrar o edifício.
Funcionalidades
Os brises possuem diversas funções, sendo a principal delas o controle ou bloqueio dos raios solares no interior do edifício. Dessa forma, é possível obter maior conforto térmico, diminuindo gastos com ar-condicionado, por exemplo.
- Outras funcionalidades que podem ser obtidas são:
- Maior privacidade dentro do edifício;
- Visual moderno e atrativo;
- Dependendo do modelo do brise, é possível movê-lo, permitindo ou barrando a passagem dos raios solares de acordo com a necessidade, promovendo iluminação natural no ambiente.
Tipos de Brises mais utilizados
Aerobrise, Hunter Douglas
Este modelo de brise possui um sistema composto por painéis lisos ou perfurados, em Aluzinc. Ele pode ser fixo ou móvel, dependendo da necessidade do projeto.
Para a instalação, os painéis são fixados sobre suportes em polímero especial, inseridos em tubos de alumínio extrudado.
Ele pode ser instalado tanto na vertical, quanto na horizontal. Além disso, ele é extremamente leve, se adequando a diversos tipos de projetos.
H2 / SL4, Hunter Douglas
Termobrise 150/335, Hunter Douglas
É altamente resistente a ações externas, como ventos e chuvas, sem perder suas características.
Tubrise, Hunter Douglas
Podem ser instalados na vertical ou horizontal, e em qualquer inclinação, sendo possível um espaçamento variável entre os painéis e ainda a utilização de tensores, quando requisitado em projeto.